Sejam bem vindos!

Esse blog é para alunos, professores, curiosos e apaixonados pela educação (em especial pela matemática).
Espero que gostem, comentem, participem e aproveitem o material postado.
Com carinho,
Simone Batista.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Blog é atração na sala de informática








Os alunos do Instituto de Educação Thiago Costa foram conhecer o blog Enig Mática, onde parte dos trabalhos confeccionados e apresentados por eles nas aulas de matemática estão sendo postados.
O resultado foi excelente, pois eles se sentiram mais estimulados, uma vez que seu trabalho está sendo reconhecido e conhecido por outros alunos.

domingo, 23 de maio de 2010

Aulas com material concreto vira mania no Curso Normal






Alunos do Curso Normal apresentaram aula prática de matemática usando recursos didáticos estudados e confeccionados por eles. O objetivo era incentivar a utilização de materiais que facilitassem a aprendizagem matemática, deixando-os mais seguros para sua exploração.
Cada recurso didático, após apresentação dos grupos, foi explorado e discutido de forma à ampliar seu universo de utilização.
Entre os materiais utilizados, estavam:
  1. Ábaco;
  2. Material Dourado e

  3. Cartaz Valor Lugar.

Os principais conteúdos explorados:

  1. Sistema de Numeração Decimal: Leitura e representação de números; Valor absoluto e valor relativo; Ordens e Classes; Composição e Decomposição Numérica.
  2. Operações com os números naturais: Adição (sem e com reagrupamento) e Subtração (sem e com reserva).

sexta-feira, 21 de maio de 2010

I Seminário de Liderança


O Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes patrocinou a participação das professoras Liliane e Simone no I Seminário de Liderança, que aconteceu na Universidade Severino Sombra - Vassouras, e contou em grande parte com pessoas ligadas ao comércio local.
O palestrante foi Maurício Louzada, que demostrou grande domínio no assunto tratado, utilizou vídeos e dinâmicas diversificadas durante os dois dias de palestra.
Valeu a pena, pois a "liderança" em questão estava ligada tanto a vida pessoal como na vida profissional. Eu recomendo ...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Quadrinhos: Matemática no dia a dia


Esses quadrinhos mostram de forma clara a matemática do dia a dia, é de fácil exploração em sala de aula e, ainda, os alunos podem contruir seus próprios quadrinhos.